segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Oficina uso pedagógico do Laboratório de informática



Tecnologias digitais no ensino e aprendizagem escolar

São inúmeras as possibilidades a serem exploradas com as tecnologias digitais na escola, acreditamos que com um trabalho integrado entre a gestão, professores e alunos, os recursos tecnológicos disponíveis na unidade escolar sejam bem utilizados a favor do ensino e da aprendizagem.
Professores e alunos, reunidos em equipes ou comunidades de aprendizagem, partilhando informações e saberes, pesquisando e aprendendo juntos; dialogando com outras realidades, dentro e fora da escola, este é o novo modelo educacional possibilitado pelas tecnologias digitais”. (Kenski 2000, p. 32)

ALGUMAS SUGESTÕES DE USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA[1]

Projetos didáticos: O laboratório de informática deve ser utilizado nos projetos didáticos da escola de acordo com as necessidades das ações e em várias fases do projeto: na criação, na divulgação, na socialização dos resultados, na busca de informações, na avaliação da aprendizagem, na criação de logotipos, panfletos, folders, informativos, etc...;
Produção de aulas: planejamento de aulas, explicação de conteúdo através de um software específico, explanação de um conteúdo através de um vídeo, criação de mapas conceituais e mentais, pesquisa de simulações conforme o conteúdo temático;
Na produção do conhecimento pelos alunos: criação de revistas eletrônicas, jornais, digitação de textos diversos, ilustrações diversas, capas de livros, organização de mini livros da sala de aula, criação e edição de vídeos temáticos, criação de slides temáticos, mapas conceituais e mentais, desenhos geométricos, trabalhos de arte, criação de blogs temáticos, etc.;
Leitura de livros digitais: existem milhares de obras digitalizadas que podem ser lidas pelos alunos no laboratório. Como ler capítulos de livros, socializar as leituras; ou ler um livro que não tenha na biblioteca da escola e realizar um trabalho de interpretação do mesmo através de filmagens, etc.;
Produção e publicação de livros digitais: existem vários sites gratuitos que possibilitam a criação e edição de livros digitais, após a correção dos textos pelos professores, os alunos podem publicá-los e socializar com a comunidade escolar;
Criação de histórias em quadrinhos: além das histórias prontas que se encontram na internet os alunos podem criar e editar as suas histórias no laboratório, criar um livro digital, etc.;
Exploração de software: conforme o componente curricular em estudo;
Criação de Webquest: para orientar pesquisas guiadas[2].
Criação de Blog – criação de blog por professor ou alunos – socializar projetos, divulgar resultados dos projetos – criar rede de conhecimento temático.
Visita a Sites temáticos: conforme os componentes curriculares em estudo.
Criação e participação em grupos temáticos: estudos em grupo de temas específicos de acordo com a orientação do professor.
Criação e participação em listas de discussão: criar lista de discussão temática, temas polêmicos ou não, convidar especialista para a lista.



[1] Deusirene Magalhães de Araújo – Professora Formadora de Núcleo de Tecnologia Educacional da DRE de  Paraíso, especialista em Tecnologia na Educação e mestranda em Educação.
[2] http://aprendendoemcasa.net/como-criar-uma-webquest/  - ensina como criar um webquest.

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