Tecnologias
digitais no ensino e aprendizagem escolar
São
inúmeras as possibilidades a serem exploradas com as tecnologias digitais na
escola, acreditamos que com um trabalho integrado entre a gestão, professores e
alunos, os recursos tecnológicos disponíveis na unidade escolar sejam bem
utilizados a favor do ensino e da aprendizagem.
Professores
e alunos, reunidos em equipes ou comunidades de aprendizagem, partilhando
informações e saberes, pesquisando e aprendendo juntos; dialogando com outras
realidades, dentro e fora da escola, este é o novo modelo educacional
possibilitado pelas tecnologias digitais”. (Kenski 2000, p. 32)
ALGUMAS
SUGESTÕES DE USO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA[1]
Projetos
didáticos: O laboratório de informática deve ser utilizado nos
projetos didáticos da escola de acordo com as necessidades das ações e em
várias fases do projeto: na criação, na divulgação, na socialização dos
resultados, na busca de informações, na avaliação da aprendizagem, na criação
de logotipos, panfletos, folders, informativos, etc...;
Produção
de aulas: planejamento de aulas, explicação de conteúdo através de
um software específico, explanação de um conteúdo através de um vídeo, criação
de mapas conceituais e mentais, pesquisa de simulações conforme o conteúdo
temático;
Na
produção do conhecimento pelos alunos: criação de revistas
eletrônicas, jornais, digitação de textos diversos, ilustrações diversas, capas
de livros, organização de mini livros da sala de aula, criação e edição de vídeos
temáticos, criação de slides temáticos, mapas conceituais e mentais, desenhos
geométricos, trabalhos de arte, criação de blogs temáticos, etc.;
Leitura
de livros digitais: existem milhares de obras digitalizadas que
podem ser lidas pelos alunos no laboratório. Como ler capítulos de livros,
socializar as leituras; ou ler um livro que não tenha na biblioteca da escola e
realizar um trabalho de interpretação do mesmo através de filmagens, etc.;
Produção
e publicação de livros digitais: existem vários sites
gratuitos que possibilitam a criação e edição de livros digitais, após a
correção dos textos pelos professores, os alunos podem publicá-los e socializar
com a comunidade escolar;
Criação
de histórias em quadrinhos: além das histórias prontas que se
encontram na internet os alunos podem criar e editar as suas histórias no
laboratório, criar um livro digital, etc.;
Exploração
de software: conforme o componente curricular em estudo;
Criação
de Webquest: para orientar pesquisas guiadas[2].
Criação
de Blog – criação de blog por professor ou alunos – socializar projetos,
divulgar resultados dos projetos – criar rede de conhecimento temático.
Visita
a Sites temáticos: conforme os componentes curriculares em
estudo.
Criação
e participação em grupos temáticos: estudos em grupo de temas
específicos de acordo com a orientação do professor.
Criação
e participação em listas de discussão: criar lista de discussão
temática, temas polêmicos ou não, convidar especialista para a lista.
[1]
Deusirene Magalhães de Araújo – Professora Formadora de Núcleo de Tecnologia Educacional
da DRE de Paraíso, especialista em
Tecnologia na Educação e mestranda em Educação.
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