quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mídias na prática pedagógica

A educação continuada nos ambientes virtuais de aprendizagem promovida pelos Núcleos de Tecnologias Educacionais, vista como formação tecnológica do professor é algo que vem aumentar as chances do educador desenvolver um trabalho com práticas inovadoras e promover uma maior qualidade no ensino e na aprendizagem dos educandos. É nessa ótica de trabalho que se esperam mudanças na escola e eventualmente fora dela. Partindo da formação tecnológica do educador e do trabalho coletivo no ambiente escolar, com novas estratégias que venham a enriquecer as aulas e que envolva o alunado no mesmo processo. Pois é da escola que a sociedade espera a aquisição do saber tecnológico pelos jovens educandos.
Para os educadores que vêem nas tecnologias uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é sinônimo também de qualificação do aluno, “cidadão”, que no seu cotidiano vê o mundo se processando tecnologicamente. Os educadores devem evitar a resistência pelo desconhecido e entender que as tecnologias seja ela qual for é uma ferramenta auxiliar do processo de aprendizagem do aluno e que facilitará o uso delas na vida cotidiana.
Faz-se necessário a organização do trabalho didático:
• que a escola insira no seu Projeto Político Pedagógico ações que evidencie o trabalho com as mídias no ambiente escolar;
• que a equipe gestora oportunize aos professores a participação nas formações continuadas em tecnologias;
• que o professor procure conciliar o tempo para o trabalho escolar e para sua formação em serviço;
• que a equipe escolar busque adequar-se para o estudo à distância;
• que o professor faça uma parceria com o aluno, que busquem e planejem juntos, pois ambos estão incluídos no mesmo processo.

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