quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO ESCOLAR MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Painel da monografia apresentada ao final do Curso Mídias na Educação oferecido pela UFT. Cursista: Deusirene Magalhaes de Araujo.

EDUCAÇÃO ESCOLAR MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS:

APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

INTRODUÇÃO


O estudo vem mostrar debates sobre a aprendizagem e interatividade, e as potencialidades dos conteúdos digitais na aprendizagem e como deve ser a ação do professor na sociedade contemporânea mediada pelas tecnologias digitais.
Apresenta alguns repositórios de conteúdos digitais sugeridos pelo MEC, como o portal do professor, o rived, o canal TV escola, o portal domínio público e ainda mostra políticas públicas de formação de professores para a utilização de conteúdos educacionais digitais, em especial o curso Tecnologia na Educação, ensinando e aprendendo com as TIC. A pesquisa de campo se refere às atividades dos cursistas do referido curso, que foram aulas aplicadas com conteúdo educacional digital, as quais apresentaram resultados positivos na aprendizagem dos alunos.

OBJETIVOS

1. Entender como se dá a aprendizagem e qual o papel da tecnologia digital nesse processo;
2. Discutir sobre a importância dos conteúdos digitais educacionais na escola contemporânea;
3. Identificar repositórios de tecnologias digitais disponíveis na web.
4. Mostrar a importância da formação continuada de professores para a utilização das tecnologias digitais.
5. Visualizar políticas públicas de formação continuada dos professores para a utilização de tecnologias.
6. Mostrar relatos de experiências de prática de sala de aula com a utilização de conteúdos educacionais digitais.

METODOLOGIA

Pesquisa bibliográfica e documental.

Bibliográfica: Moran, Elizabeth Almeida, Valente, Pierre Levy, Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e Documentos do MEC.

A pesquisa documental foi sobre as atividades dos cursistas do Proinfo Integrado. Curso Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC, oferecido pelo Ministério da Educação através do Núcleo de Tecnologia Educacional de Paraíso.

Textos dos cursistas, retirados do fórum do curso, no módulo: Prática Pedagógica e Mídias Digitais.

Observação e acompanhamento de aulas com recursos digitais através de tutoria dos cursos do Proinfo Integrado, em especial do curso Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC.

RESULTADOS

Educar alunos para a vida requer pensar em que tipo de vida queremos no futuro. Que homens e mulheres estamos formando e para que tipo de sociedade. A sociedade das tecnologias da comunicação e da informação já entrou em cena. A escola precisa se adequar mais ainda a esse novo cenário. E essa adequação está acontecendo através da formação dos professores, da melhoria na estrutura organizacional das tecnologias na escola, na planejamento e execução de aulas com recursos digitais.

Os resultados ratificaram a importância da tecnologia nas aulas para uma aprendizagem significativa dos alunos. Foi possível perceber isto através da partir da experiência prática realizada pelo Núcleo de Tecnologia Educação de Paraíso do Tocantins.
Mídias na prática pedagógica

A educação continuada nos ambientes virtuais de aprendizagem promovida pelos Núcleos de Tecnologias Educacionais, vista como formação tecnológica do professor é algo que vem aumentar as chances do educador desenvolver um trabalho com práticas inovadoras e promover uma maior qualidade no ensino e na aprendizagem dos educandos. É nessa ótica de trabalho que se esperam mudanças na escola e eventualmente fora dela. Partindo da formação tecnológica do educador e do trabalho coletivo no ambiente escolar, com novas estratégias que venham a enriquecer as aulas e que envolva o alunado no mesmo processo. Pois é da escola que a sociedade espera a aquisição do saber tecnológico pelos jovens educandos.
Para os educadores que vêem nas tecnologias uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é sinônimo também de qualificação do aluno, “cidadão”, que no seu cotidiano vê o mundo se processando tecnologicamente. Os educadores devem evitar a resistência pelo desconhecido e entender que as tecnologias seja ela qual for é uma ferramenta auxiliar do processo de aprendizagem do aluno e que facilitará o uso delas na vida cotidiana.
Faz-se necessário a organização do trabalho didático:
• que a escola insira no seu Projeto Político Pedagógico ações que evidencie o trabalho com as mídias no ambiente escolar;
• que a equipe gestora oportunize aos professores a participação nas formações continuadas em tecnologias;
• que o professor procure conciliar o tempo para o trabalho escolar e para sua formação em serviço;
• que a equipe escolar busque adequar-se para o estudo à distância;
• que o professor faça uma parceria com o aluno, que busquem e planejem juntos, pois ambos estão incluídos no mesmo processo.
REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM