segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Formação Tocantins Conectado em Caseara


 Nos dias 26 a 30 de agosto de 2013, realizou-se a formação Tocantins Conectado no Município de Caseara Tocantins. O curso foi realizado na Escola Estadual José Alves de Assis, com os professores do 1º ao 5º ano. O curso tem a duração de 40 horas, sendo realizado 20 horas presenciais, ficando vinte horas a ser realizada na modalidade à distância. No módulo presencial trabalhou-se as ferramentas e aplicativos do laptop do Projeto UCA – Um Computador por Aluno, o sistema operacional Linux Mandriva, jogos do laptop e ferramentas de produtividade. Na oportunidade foi mostrado para os professores os programas educacionais do Projetor Proinfo, para que possam utilizar nas aulas. Fiz uma demonstração do uso das ferramentas da Lousa Digital DIGIBRÁS, os professores ficaram empolgados com as ferramentas da lousa e os jogos educativos do Projetor Proinfo. As atividades a serem realizadas a distancia foram explicadas no último dia ficando abertas até dia 30 de outubro de 2013, período em que encerra a formação do módulo Introdutório. Nos dias 27 a 29 foram realizadas oficinas no Colégio Estadual Trajano de Almeida para professores do 6º ao 9º e de Ensino Médio.As oficinas foram realizadas com sucesso no período noturno, onde os professores que estavam de livre docência puderam participar. Dia 27 oficina de Instalação e uso da Lousa Digital, dia 28 Oficina de PowerPoint e SlideShare e dia 29 oficina de Linux Educacional e Projetor Proinfo. Fotos em anexo. Quantidade de professores atendidos: Curso Tocantins Conectado: 13; Oficina de Lousa Digital: 14; Oficina PowerPoint: 08 Oficina de Linux educacional e Projetor Proinfo: 07 A formação na escola se justifica, pois de acordo com Almeida (2011) A mera presença das TIC nas escolas não é suficiente para garantir usos significativos na prática pedagógica e para provocar impacto na aprendizagem e no desenvolvimento do currículo. Para que o professor possa criar situações relevantes com o uso das TIC que proporcionem condições de aprendizagem é necessário tanto levar em conta as necessidades pessoais dos alunos e as características de sua realidade como considerar as TIC como instrumentos para pensar e aprender com elas (PAPERT, 1993) e não centrar as atividades no aprendizado sobre as TIC.


 


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