quarta-feira, 29 de setembro de 2010

NOVAS TURMAS DE INTRODUÇÃO Á EDUCAÇÃO DIGITAL

Estão sendo formadas novas turmas para o curso de Introdução à Educação Digital e uma turma de Elaboração de Projetos na Regional de Paraiso. Os cursos serão ministrados por tutores bolsistas, previamente selecionados através de processo seletivo.
No dia 27 de setembro aconteceu a formação dos bolsistas através de uma webconferência de 8 horas, realizada pela Coordenadoria de Tecnologia na Educação, a qual contou com a participação virtual de todos os tutores desta regional.
No dia 28 a Multiplicadora do NTE fez o encontro de 8 horas com todos os bolsistas para repasse das informações, replanejamento da pauta do primeiro encontro presencial com os cursistas, e ambientação do eproinfo, ambiente virtual do curso e também SIPI – Sistema de Informação do Proinfo Integrado.

terça-feira, 22 de junho de 2010

ALUNO INTEGRADO


Está acontecendo o curso Aluno Integrado com alunos dos Municpipios de Paraiso e Cristalândia. A expectativa é de qualificar alunos para o uso da tecnologia da informática.
O Programa Aluno Integrado objetiva a formação técnica de alunos e professores para gerenciar de maneira correta as salas informatizadas, possibilitando o uso eficaz desses ambientes.
De acordo com o programa: “a participação do aluno no ambiente escolar, torna-se importante uma vez que serão preparados por meio de formação em tecnologia, para atuarem como monitores nas salas informatizadas, salas de vídeo e outros ambientes de suas escolas, em parceria com o professor lotado nesses espaços”.
O curso inicia-se em junho com a finalização em novembro de 2010. É importante o acompanhamento da equipe gestora da escola no incentivo aos cursistas para não desistirem do curso, uma vez que o estudo é a distância, porém com alguns encontros presenciais com os tutores. Espera-se que com esse curso seja elevado a utilização pedagógica das tecnologias na escola, bem como o preparo dos alunos para o mercado de trabalho.

terça-feira, 8 de junho de 2010

III – Encontro presencial Ensinando e Aprenendo com as TIC

u3_e_proinfo_1p

Está acontecendo dias 08 e 09 de junho o III Encontro presencial do Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC em Paraíso do Tocantins, neste período  serão apresentadas as atvidades da segunda unidade pelos cursistas, na ocasião será apresentado o cronograma da unidade III "Práticas pedagógicas e mídias digtais" e discutida cada atividade a ser realizada nesta unidade.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

INCLUSÃO DIGITAL

CAPACITAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFªLUZIA TAVARES

terça-feira, 18 de maio de 2010

CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL EM LINUX


No período de 17 a 21 de maio está sendo realizado o Curso Introdução a Educação Digital em Linux, na Escola Municipal Professora Luzia Tavares, no Laboratório de Informática da própria escola, com a participação dos professores, coordenadores e diretor da Unidade Escolar.
O curso Introdução à Educação digital, é promovido pela Secretaria de Educação à Distancia-Seed/MEC, integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado, voltado à formação de professores e gestores da educação básica de todo o país, visando à inclusão digital e social. Os professores multiplicadores: Percília de Sousa Leite, Auta Fernandes Costa e Deusirene Magalhães de Araújo.
Objetivo do curso:
Contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Línux Educacional e Software Livres) e recursos da internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e da prática pedagógica.
Durante o curso espera-se dos professores:
Conheçam e vivenciem atividades com recursos básicos de computadores e internet;
Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos;
Participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem;
Buscar soluções a desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de ideias, reflexões.
Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos.
REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM