quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mídias na prática pedagógica

A educação continuada nos ambientes virtuais de aprendizagem promovida pelos Núcleos de Tecnologias Educacionais, vista como formação tecnológica do professor é algo que vem aumentar as chances do educador desenvolver um trabalho com práticas inovadoras e promover uma maior qualidade no ensino e na aprendizagem dos educandos. É nessa ótica de trabalho que se esperam mudanças na escola e eventualmente fora dela. Partindo da formação tecnológica do educador e do trabalho coletivo no ambiente escolar, com novas estratégias que venham a enriquecer as aulas e que envolva o alunado no mesmo processo. Pois é da escola que a sociedade espera a aquisição do saber tecnológico pelos jovens educandos.
Para os educadores que vêem nas tecnologias uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é sinônimo também de qualificação do aluno, “cidadão”, que no seu cotidiano vê o mundo se processando tecnologicamente. Os educadores devem evitar a resistência pelo desconhecido e entender que as tecnologias seja ela qual for é uma ferramenta auxiliar do processo de aprendizagem do aluno e que facilitará o uso delas na vida cotidiana.
Faz-se necessário a organização do trabalho didático:
• que a escola insira no seu Projeto Político Pedagógico ações que evidencie o trabalho com as mídias no ambiente escolar;
• que a equipe gestora oportunize aos professores a participação nas formações continuadas em tecnologias;
• que o professor procure conciliar o tempo para o trabalho escolar e para sua formação em serviço;
• que a equipe escolar busque adequar-se para o estudo à distância;
• que o professor faça uma parceria com o aluno, que busquem e planejem juntos, pois ambos estão incluídos no mesmo processo.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PROJETO UCA - MODULO 3 - 2º ENCONTRO PRESENCIAL

Conforme agenda da Fomação dos Professores do Projeto UCA, na escola Professora Luzia Tavares, foi marcado para os dias 19 e 20 de janeiro de 2011 o segundo encontro presencial do Módulo 3A da formação UCA.
O Encontro só aconteceu no dia 19, sendo que o do dia 20 foi adiado para uma outra data , a ser remarcada pela equipe de formação.
Dentre as dificuldades encontradas, destacamos:
Poucos cursistas compareceram ao encontro. Na mesma data a maioria dos cursistas estavam em outras escolas da rede estadual, realizando o planejamento para o início das atividades do ano letivo de 2011, uma vez que pertencem às duas redes.
Compareceram sete professores, destes 3 não estariam mais no quadro de pessoal da escola, encontrando-se desestimulados em realizar a formação;
Motivo:
Mudança no quadro de pessoal da escola: Extinção dos anos iniciais (1º ao 5º) pela Secretaria Municipal de Educação, com exoneração de professores.
Procuramos a Secretária Municipal de Educação, Professora Iracy Rodrigues da Silva Barbosa, e a mesma esclareceu que está realizando as mundanças depois de ter sido orientada pelo Secretário de Educação do Estado do Tocantins, Danilo Melo. Enfatizamos para a secretaria a proposta do Projeto UCA para a escola e para a equipe de pesquisa da IES global. A secretária afirmou que é de grande interesse que todos os professores continuem realizando a formação, embora não estejam efetivados na escola.
Diante das transições ocorridas na escola, as formadoras/tutora, Ildeny Alves da Costa e Deusirene Magalhães de Araujo, adiaram a formação para uma outra data.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Memorial Reflexivo - Auta Fernandes - Turma A

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Considerações

A sociedade vive um momento impar de convergência tecnológica e a escola como parte deste contexto não está imune.
Conteúdos educacionais digitais estão disponíveis na web em grande escala e são aliados a aprendizagem dos alunos da educação básica.
Sabemos do potencial dessas tecnologias na aprendizagem e quanto elas fascinam as crianças e os jovens. Mas só acreditar no potencial dessas tecnologias na aprendizagem não basta é necessário propor estratégias inovadoras e reforçar a formação continuada dos professores, bem como melhorar a infra-estrutura tecnológica das escolas.
O MEC está fazendo sua parte com infra-estrutura e formação de professores para o uso de tecnologias digitiais, e com base nos trabalhos realizados pelo Nucleo de Tecnologia Educação , podemos dizer que estamos no caminho. Com certeza, colheremos frutos do trabalho que está sendo regado.

Memorial Reflexivo - Turma 2B Deusirene

REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM