sábado, 1 de maio de 2010

2º ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

SOCIALIZAÇÃO DA UNIDADE I E ENCAMINHAMENTO DA UNIDADE II

Momento de participação dos cursistas no 2ºencontro presencial com apresentações referentes a Unidade I – Tecnologias na sociedade, na vida e na escola.

"Lidar com as tecnologias na escola, é comungar com o avanço tecnológico do mundo contemporâneo".(Frase de uma cursista no momento da apresentação).

ENCAMINHAMENTO DA UNIDADE II- INTERNET, HIPERMÍDIA E HIPERTEXTO. Devemos estar atentos as demandas sociais e proporcionar ao aluno o de melhor quanto ao uso dos recursos tecnológicos e midiáticos disponíveis na escola.

1º ENCONTRO PRESENCIAL - ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS


Este momento foi uma das etapas do primeiro encontro presencial do curso TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS. O curso está acontecendo com a participação dos professores da rede pública de ensino e de técnicos da DRE de Paraíso do Tocantins.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

ALIMENTE SEU BLOG



Para se apropriar desta ferramenta de interação, publicação e inovação das aulas os professores precisam perceber o potencial desse espaço de divulgação e publicação na construção de conhecimento dos alunos. E ainda, precisam se apropriar do processo de construção e dar continuidade ao blog, postando informações científicas de teóricos e estratégias que funcionaram na prática, sendo um instrumento que auxiliem o trabalho dos educadores e espaço para os alunos na escola.
Mãos a obra!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

OFICINA DE BLOG

Oficina de blog realizada com os cursistas do Curso Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC no Nucleo de Tecnologia Educacional na DRE de Paraiso


O que é a Oficina?

Criação de blog é uma proposta que visa orientar e incentivar o uso da ferramenta Multimídia Blog pelos professores como meio de comunicação para compartilhar experiências com outros professores e desenvolver atividades pedagógicas com seus alunos. O blog é uma abreviação de “weblog”- Um site on-line que permite entradas datadas que pode ser mantido por um ou mais administradores ou colaboradores. Esse site comporta links, imagens, vídeos, sons e comentários, como ferramenta em que seus autores têm total autonomia, oferece através do seu sistema de postagens de micro-conteúdos muita facilidade de manuseio, são espaços de comunicação interativa em que se dá a socialização na internet.

Público Alvo: Professores, Suporte pedagógico

Conhecimentos prévios necessários: Editar textos, elaborar apresentação em Power point ,fazer download e upload, navegar na internet e trabalhar com imagens.
Objetivo Geral: Oferecer uma alternativa de comunicação interativa para socialização de trabalho dos professores e para a construção do conhecimento do aluno através do ambiente multimidiático blog.

Objetivos Específicos

• Criar o Blog para trabalhar pedagogicamente
• Disponibilizar atividades criadas no dia- a – dia do professor com seus alunos
• Oferecer ao professor, meios que Potencialize o conhecimento do aluno usando ferramenta interativa em benefício da aprendizagem
• Aproveitar o potencial do aluno no uso das ferramentas multimidiáticas
• Linkar seu Blog aos Blogs dos colegas professores
• Favorecer uma divulgação freqüente das ações dos professores.
• Divulgar o material produzido durante a capacitação para socializar.
• Navegar no blog dos colegas

sexta-feira, 26 de março de 2010

Blog como espaço educativo

As possibilidades de uso de blog como espaço educativo são inumeráveis. É possível criar um blog conforme o objetivo de cada um. Blog como diário pessoal, blog de disciplinas, blog de divulgação de eventos de escolas. Os professores podem ter um blog para suas disciplinas com as ementas, textos, recados para seus alunos, sugestões de filme, vídeos, músicas, etc. Enfim um blog bem administrado é uma grande ferramenta educativa pela sua interatividade e facilidade no manuseio. E um ferramenta gratuita, não precisa ter grandes conhecimentos de html e ainda possibilita uma interação entre quem posta as mensagens e os seus visitantes.
REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM